Menu

Ouvir Música na hora de estudar. Afinal, é bom ou ruim?

14 OUT 2015
14 de Outubro de 2015
Um estudo conduzido pela Universidade de Caen, na França, realizou um teste com estudantes de 249 universidades. Os estudantes com o mesmo nível de conhecimento foram divididos em 2 grupos. Ambos os grupos tiveram que assistir a uma palestra e depois resolver a uma prova baseada o que foi aprendido. O grupo que assistiu à palestra escutando música clássica teve um aumento de atenção e obteve resultados mais satisfatórios que os alunos que não escutaram as canções.
Outra pesquisa britânica, concluiu também que escutar música durante o estudo pode melhorar o desempenho dos alunos. Porém pesquisa mostra que os estudantes que escutaram música clássica durante seus estudos tiveram um desempenho em média 12% melhor em suas provas de matemática. Mas, não necessariamente o resultado foi devido à música clássica. Para atingir bons resultados, o estilo de música deve ser selecionado conforme a disciplina a ser estudada. O estudo foi financiado pelo serviço de música online Spotify.

A música também ajuda no desempenho da memória de indivíduos com DDA (Déficit de Atenção) /TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), minimizando o transtorno.

O efeito da música no desempenho de memória varia de pessoa para pessoa. Então, descubra qual música funciona para você. Ela pode ser motivadora, ou ainda, pode diminuir o desempenho da memória. Então, faça vários testes.

Você irá determinar se é melhor com ou sem ela. E se não puder estudar sem música, descubra qual gênero musical tem efeito positivo em sua memória, colaborando com a sua preparação.
Ouvir música instrumental, seja ela clássica ou um rock, é uma ótima dica, pois as palavras da música não interferem no seu estudo. Agora, se for contar com a criatividade pop music é garantia de novas ideias.

Fonte: Uol

Tapete Vermelho
Voltar