Menu

Morre, aos 90 anos, escultor Abelardo da Hora

23 SET 2014
23 de Setembro de 2014
“Ele era, com absoluta certeza, o maior escultor brasileiro”, disse o escritor Urariano Mota sobre o pernambucano Abelardo da Hora. O escultor, pintor e desenhista morreu aos 90 anos, na manhã de hoje.
Nasceu em São Lourenço da Mata, mas mudou-se para Recife nos anos 30, quando fez suas primeiras obras na Escola de Belas Artes do Recife. Também foi com Abelardo que o ceramista Francisco Brennand iniciou e aprendeu sobre as artes plásticas.
Da Faculdade de Direito de Olinda, na qual ingressou na década de 40, trouxe até os últimos dias a sua combatividade política. Participou, nos anos 60, do nascimento do Movimento de Cultura Popular (MCP), em Recife. Enquanto cuidava da divisão de Artes Plásticas e Artesanato, Paulo Freire dirigia a Pesquisa.
..."É com pesar que recebemos a notícia da morte do artista plástico Abelardo da Hora. Escultor, desenhista, gravurista e ceramista, dono de uma obra singular, Abelardo dedicou sua vida e talento para evocar solidariedade e oferecer beleza. Deixou contribuição inestimável para o mundo e para a arte. Nossos mais sinceros sentimentos à família, amigos e admiradores!"

Ministra da Cultura, Marta Suplicy
Voltar